sexta-feira, 24 de setembro de 2010

PLANO DE ENSINO DA DISCIPLINA DE ENSINO RELIGIOSO



CAMPOS CONCEITUAIS

Relações Sócio-Culturais
 -          Classes Sociais
-          Papéis Sociais
-          Conflitos Sociais
-          Relações de Produção
-          Relações de Poder
-          Trabalho
  
Tempo

-          Cronológico
-          Histórico
-          Diferentes Temporalidades
  
Espaço

-          Político
-          Geográfico
-          Cultural
-          Religioso
-          Econômico
-          Educacional

Relações com a Natureza

-          Caracterização do meio biótico e abiótico
-          Domínio sobre a natureza
-          Exploração destrutiva da natureza
-          Desenvolvimento Sustentável
-          Impactos Ambientais
  

CONCEITOS ESSENCIAIS DO ENSINO RELIGIOSO


Ser humano

Conhecimento revelado

Conhecimento elaborado

Diversidades das práticas

Caminhos de reitegração.


TEMAS MULTIDISCIPLINARES:

Educação sexual

Educação e tecnologia

Educação ambiental

Educação indígena  e africana

Estatuto da Criança e do Adolescente

Educação e trabalho

Drogas

Código Nacional de Trânsito

Pluralidade cultural

OBJETIVO GERAL  DO ENSINO RELIGIOSO ESCOLAR


Proporcionar ao educando o conhecimento dos elementos que compõe o fenômeno religioso, a partir de sua própria experiência, considerando:

a)      a importância e dimensão da liberdade religiosa com a busca de respostas ao questionamento existencial;

b)      analisar o papel das Tradições Religiosas na estruturação e manutenção das diferentes culturas e suas manifestações socioculturais e econômicas;
 
c)      facilitar a compreensão do significado das afirmações e verdades de fé das Tradições Religiosas;

d)     refletir o sentido da atitude moral, como consequência da vivência do fenômeno religioso e expressão da consciência e da resposta pessoal e comunitária do ser humano;
 
e)      possibilitar esclarecimentos sobre o direito à diferença na construção de estruturas religiosas.
 
 
DESENVOLVIMENTO METODOLÓGICO DO ENSINO RELIGIOSO


            A metodologia deve ser um caminho que se busca alcançar os objetivos propostos. deve ser um processo ordenado de interação do pensamento, da ação e da reação.

            Como nas demais disciplinas, é necessário pensar a operacionalização do trabalho docente. Ensino Religioso como área do conhecimento apóia-se na: Observação-Reflexão-informação, utilizando instrumentos que auxilie nessa articulação afim de  desenvolver habilidades e competências cognitivas factuais , procedimentais e atitudinais onde o educador e educando possam sentir-se parte do processo de ensino e aprendizagem.

O Plano de Ensino será organizado Da seguinte  forma:
OBJETIVO
CONCEITO/CONTEÚDOS
PROBLEMATIZAÇÃO
AÇÃO E OPERAÇÃO
AVALIAÇÃO PROCESSUAL

 5a SÉRIE/ANO

OBJETIVO GERAL DA SÉRIE: Perceber e aprofundar a relação com o sagrado, com  o outro e consigo mesmo, desenvolvendo atitudes de respeito, justiça e participação no meio em que vive.

OBJETIVO 1º BIMESTRE: Compreender o que é ER e sua importância como área do conhecimento na formação humana.

CONCEITOS:
Ser Humano - Caminhos de Reintegração - Diversidade das Práticas

PROBLEMATIZAÇÃO:
Ensino Religioso Escolar é o mesmo que catequese ou religião?

CONTEÚDOS:
Ensino Religioso o que é?
Objetivo e Formas de avaliação do ER;
O que é Religião e o que é religiosidade;
A liberdade religiosa;
Que caminhos seguir?
Nossa concepção do transcendente;
 Podemos conhecer a Deus;
Deus imanente e transcendente;

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Acolhimento
  • Apresentação da professora e dos educandos
  • Dinâmica do caminho : imaginar um caminho e fazer analogia com a nossa vida
  • Debate sobre o objetivo do Ensino religioso na escola
  • Contrato didático construído com os educandos sobre o respeito às diferenças e as formas de avaliação.
  • Tarefa de conversar e mostrar para os pais o objetivo do Ensino Religioso
  • Estudo de texto impresso: O que é Religião
  • Diálogo e questionamentos
  • Mensagens e histórias da literatura infantil, lidas no início  de cada aula para reforçar valores
  • Recitação e apresentação do poema  de Rubem Alves feito pela professora
  • Ilustrar texto de Rubem Alves e memorizar : Deus: nome dos nossos desejos
  • A turma receberá a cada aula  a professora de pé para juntos recitarmos o poema memorizado
  • Construir alfabeto da transcendência
  • Problematizar cada assunto ou situações ocorridas em sala  e no dia a dia relacionada com o objetivo do bimestre
  • Sempre que necessário abordar assuntos relacionados com o dia a dia da escola e da criança
  • Pesquisa com os pais.

AVALIAÇÕES:
Respeito à fala dos colegas e da professora
Participação nos debates e construção do contrato didático
Pesquisa com os pais
Construção do alfabeto da transcendência e apresentação à turma
Ilustração do poema do Rubem Alves
Tentativa de memorização ( mesmo que não conseguir)
 
OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Refletir e analisar nossas diferenças para podermos conviver com respeito e harmonia.

CONCEITOS:
Ser Humano -  Diversidade das Práticas

CONTEÚDOS:
Somos diferentes;
Quem é o outro ( amizade);
Ajudando-nos uns aos outros;
Construindo a cultura da paz
A paz nas Tradições religiosas

PROBLEMATIZAÇÃO:
È possível ser igual mas diferente?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Ouvir o poema Ciranda da Bailarina e debater sobre nossas diferenças e semelhanças
  • Responder oralmente ao questionamento: Quem é a bailarina que o texto se refere?
  • Ouvir e cantar e dançar músicas e cantos que falam sobre amizade e paz
  • Dramatizar cenas de ajuda ao próximo
  • Leitura  do Livro Sagrado dos Cristão a Bíblia – livro do Eclesiastes sobre amizade
  • Produzir poemas sobre amizade e fazer um varal para expor na escola
  • Fazer junto a turma um projeto para escola sobre a paz
  • Trabalhar em grupos:
  •  Frases coladas em  balas sobre a paz e distribuída no primário
  • Explanação em uma turma do ensino médio  sobre a importância da paz hoje
  • Distribuição de cartazes sobre a boa convivência na escola
  • Balões com sugestões dentro de como viver em paz ( deve-se estourar, ler e ganhar um pirulito)
  • Colher respostas de alunos, professores, direção, serviços gerais e pais sobre o que é a paz para ela?   Fazer um livro com ilustrações e colagens sobre as respostas obtidas
  • Apresentar em forma de teatro um texto escolhido pela equipe que fale significadamente sobre a boa convivência
  • Convidar alguém da comunidade para cantar e tocar algum instrumento junto com a turma

AVALIAÇÕES
Envolvimento e respeito nos debates e questionamentos ( fala do colega e da professora)
Organização nos ensaios para tramatização
Apresentação e apreciação das tramatizações
Produção dos poemas sobre amizade
Auto avaliação feita por cada grupo,  sobre a execução do projeto Paz na Escola


OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Analisar o que é sagrado e simbólico para cada indivíduo e facilitar a compreensão do fenômeno religioso.

CONCEITOS:
Diversidade das práticas – Conhecimento Revelado

CONTEÚDOS:
O sagrado na natureza;
O sagrado em meu coração;
Símbolo e vida;
Símbolos religiosos

PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é símbolo? O que sagrado?


AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematizar: O que é sagrado para você?
  • Por que as tradições indígenas e africana veneram a natureza?
  • Combinar antecipadamente para irmos a um jardim  fazermos a contemplação da natureza. Levar para o jardim uma toalha de banho para deitarmos e fazermos um relaxamento Trazer algo do jardim sem danificar a natureza algo para  colar e fazer um painel.
  • Título: O Sagrado na Natureza
  • (deverá conter no painel palavras de gratidão).
  • Enquanto se confecciona o painel, ouve-se músicas somente com sons da natureza
  • Fazer uma caminha pelo bairro da escola e identificar alguns símbolos ( para que servem)
  • Trazer e apresentar à turma um símbolo de sua tradição religiosa ( perguntar junto aos pais qual o significado deste símbolo)
  • Conhecer através de apresentação em data shwou  alguns símbolos religiosos e seus significados
  • Desenhar os símbolos conhecidos e expor de forma bem artística ( trabalhar junto a disciplina de arte)
  • Pesquisar junto à comunidade pessoas que são símbolo de vida ( seu exemplo na comunidade a torna uma pessoa admirável)
  • Pesquisar na internet da escola sobre: Jesus Cristo, Buda, Maomé, Madre Tereza de Calcutá, Chico Xavier e responder: Por que estar pessoas são consideradas símbolos de vida?

AVALIAÇÕES:
Produção do painel
Colaboração e respeito na contemplação da natureza
Confecção do painel
Apresentação de seu símbolo religioso e seu significado segundo seus pais
Pesquisas



OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Favorecer a compreensão de que, nossas formas de comunicação com o transcendente podem ser diversas, no entanto nos levam à  responsabilidade para com o outro e consigo mesmo. 

CONCEITOS:
Diversidades das práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
As várias formas de oração;
Textos sagrados;
A fé nas tradições religiosas;
Nossos desejos;
Responsável pelos outros;
O mundo que temos e o mundo que queremos;

PROBLEMATIZAÇÃO:
Rezo, faço oração ou reflito?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Leitura e debate sobre as formas de oração
  • Fazer orações proferidas nas tradições religiosas dos alunos da sala
  • Pesquisar na internet da escola junto a professora algumas orações mais proferidas por algumas tradições religiosas
  • Elaborar um texto sobre o tema: Ser Humano
  • Cada aluno deverá comparar o seu texto com o do colega ao lado e fazer um paralelo, sobre as diferenças e semelhanças.
  • Convidar alguns lideres religiosos das tradições religiosas da cidade  para palestrar na sala sobre: Qual a mensagem principal do texto sagrado da sua religião?
  • Como o texto sagrado de sua religião aborda: A realidade humana, realidade material, realidade espiritual.
  • Como a fé é ensinada, é despertada para alguém que não a conhece.
  • Saída de campo para conhecer uma tradição religiosa de algum aluno de sala ( agendar com antecedência e pedir autorização aos pais)
  • Dinâmica da viagem
  • Levantamento dos desejos da turma
  • Fazer uma campanha de ajuda para alguma família com necessidade durante o mês
  • Fazer paralelo do mundo que temos ( ver Filme Ilha das Flores) e do mundo que queremos
  • Assumir um compromisso de melhorar o mundo
  • Cada  aluno escolhe algo que poderá cumprir para melhorar o mundo em sua volta.

AVALIAÇÕES:
Pesquisa sobre orações
Entrevista
Respeito e atenção a fala dos colegas, da professora e pessoas que possivelmente farão as palestras .



6a SÉRIE/ANO

OBJETIVO GERAL DA SÉRIE: Entender que através dos tempos é que se constrói a religiosidade, se dá sustentação  e possibilita a transformação histórica da humanidade.

OBJETIVO DO 1º BIMESTRE: Resgatar as memórias históricas da  identidade de cada educando.

CONCEITOS:
Conhecimento-Ser Humano – Diversidade das Práticas

CONTEÚDOS:
Somos seres históricos
Nossa identidade;
Ritos de passagem.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Quem sou? De onde vim?


AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Acolhimento pelo ano letivo mensagem : Este ano será um sucesso se...
  • Registro do objetivo da série e formas de avaliação
  • Dinâmica: caça ao tesouro
  • Discussão sobre o objetivo da dinâmica e os itens realizados
  • Fazer um mural na sala com o título: Eu sou assim
  • Texto impresso: Somos Seres históricos
  • Ler o texto individualmente  – sublinhar palavras desconhecidas- enunciar as palavras e anotar no quadro
  • A professora faz uma nova leitura em voz alta e vamos discutindo o significado das palavras no texto
  • Debate sobre a gestação de cada um. Quem conhece sua história, se foi uma criança saudável ou doente se não conhece por quê?
  • Atividade do DNA genético
  • Apresentação em lâmina sobre os tipos de identidade
  • Texto de Pedro Bandeira: Identidade
  • Problematizações : O que é Rito? Rito de Passagem?
  • Diferenciar adolescência de puberdade
  • Visualizar no data shwo um ritual indígena de passagem
  • Um ritual cristão de batismo
  • Um ritual de casamento
  • Um ritual fúnebre
  • Ouvir o poema de Paulo Leminski: Contra Narciso
  • Produzir baseado no poema Contra Narciso um poema que fale de você
  • Fazer móbiles na sala dos poemas
  • Escrever uma carta a um adolescente de outra escola contando sobre seus sonhos e medos na fase em que está vivendo e pedir que mande resposta ( mediação entre professoras de ER )

AVALIAÇÃO:
Responsabilidade  e envolvimento em fazer as atividades propostas
Produção do poema
Confecção do DNA genético
Produção da carta ( organização, cumprimento do tempo previsto de elaboração)

OBJETIVOS DO 2º BIMESTRE: Possibilitar a compreensão das manifestações culturais  através  da máscara,dança, festas,  mitos e arquétipos religiosos.

CONCEITOS : Diversidade das práticas – Conhecimento elaborado

CONTEÚDOS:
As formas de manifestações culturais e religiosas ( dança, máscaras, festas);
Mitologia
Arquétipos religiosos ( água, fogo, terra, sangue).

PROBLEMATIZAÇÃO:
Manifestação cultural o que é?
O que é arquétipo?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Combinar com os alunos que na próxima aula todos deveremos usar uma máscara sem cor sem forma e sem boca.
  • A professora providenciará as máscaras que serão todas iguais
  • Usar a máscara durante a aula e se algum colega tirar a máscara todos os outros devem dizer:
  • - Não! Assim não te queremos.
  • Refletir e Debater :
  • Como você se sentiu ao usar uma máscara durante um tempo?
  • É bom ou ruim não poder mostrar como somos?
  • Usar uma máscara incomoda?
  • O que você sentiu ao ver todos iguais, com o mesmo rosto?
  • Quem tentou tirar a máscara?
  • O que sentiu quando os colegas não o aceitaram? (se aconteceu)
  • Passar no data show os tipos e funções das máscaras em rituais religiosos e festivos.
  • Ler, debater e despertar a curiosidade sobre a dança como a cadencia dos deuses
  • Dançar com movimentos imitando animais
  • Dançar com movimentos lentos e corporais, ouvindo músicas, clássica, africana, indígena.
  • Motivar para um trabalho em grupo para apresentar aos pais
  • Passos para o trabalho em grupo:
  • eleger junto a turma temas para serem trabalhados
  • formar os grupos de cinco pessoas
  • negociar ou sortear um tema para cada grupo
  • cada grupo deverá fazer uma introdução ao tema em forma de poema
  • deverá escolher uma música relacionada ao tema
  • criar uma coreografia
  • confeccionar máscaras iguais para o grupo de acordo com o tema
  • ensaiar
  • trazer tudo pronto para a apresentação para a turma
  • auto avaliar-se quanto a participação no grupo
  • avaliar os demais grupos em todas as etapas
  • marcar apresentação para os pais com convite em forma de máscaras
  • noite cultural para os pais, combinado com a direção
  • Contar os mitos de criação de algumas tradições religiosas
  • Desenhar e fazer painel  sobre alguns mitos para expor na escola
  • Problematizar para aula seguinte: O que é um arquétipo? Os alunos deverão pesquisar e trazer a resposta
  • Debater e ler o texto sobre os arquétipos
  • Discutir curiosidades
  • Dinâmica da água com perguntas sobre o texto estudado

 AVALIAÇÕES:
Envolvimento durante as aulas
Organização e responsabilidade nos trabalho em grupo
Produção do painel sobre os mitos
Auto avaliação
Avaliação do grupo para os grupos

 OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Identificar exemplos de lideranças entre as pessoas e perceber que os líderes religiosos descobriram um sentido diferente para suas vidas.

CONCEITOS:
Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas – Conhecimento Elaborado

CONTEÚDOS:
A liberdade religiosa
Máximas religiosas –Ensinar ou punir
Estatuto da Criança e do Adolescente - ECA
Os líderes religiosos
Experiência Religiosa e Mudança de Atitude

PROBLEMATIZAÇÃO:
Podemos viver sem normas?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Pedir antecipadamente que os educandos façam um levantamento das tradições religiosas existentes em nosso município, começando pelo seu bairro.
  • Trabalhar com o mapa-múndi para identificar as religiões predominantes em cada continente.
  • Fazer cartazes e legendas( símbolos , cores diferentes) expor nos corredores da escola.
  • Ouvir a música “Liberdade, Liberdade/ O amanhã”, cantada por Simone
  • Responder os questionamentos:
  • -quando você se sente livre?
  • -tomar uma decisão é tarefa simples?
  • Exercitar o poder de decisão:
  • Num passe de mágica decida 10 coisas que gostaria de mudar na escola e na família.
  • Problematizar: podemos viver sem regras , leis normas?
  • Slide sobre o ECA
  • Levantamento junto aos educandos quais as regra, normas de sua família.
  • Quais as normas de sua escola?
  • Quais as normas de sua tradição religiosa?
  • Registrar no caderno .
  • Leitura e debate sobre as máximas religiosas
  • Pesquisa na internet sobre os direitos humanos
  • Convidar alguém do conselho tutelar para falar sobre os direitos da criança e do adolescente.
  • Convidar alguns líderes religiosos da comunidade para contar como se tornaram pessoas dedicadas a comunidade.
  • Pesquisar a biografia de Jesus, Maomé, Buda, Confúcio, Allan Cardek, Moisés,Dalai Lama, Madre Teresa de Calcutá , João Paulo II  e fazer paralelo.
  • - Onde viveu;
  • - Em que acreditava;
  • - Que exemplo deixou;
  • - Quais seriam seus ensinamentos.
  • Este trabalho de pesquisa será em  grupo de três e  deverá  ser apresentado em power pait 
  • ( sempre será dado com antecedência a bibliografia ou site recomendado).

AVALIAÇÕES:
Levantamento sobre as tradições religiosas existente no bairro e na cidade;
Produção dos cartazes com legenda sobre as religiões nos continentes.
Exercício de decisão
Pesquisa e apresentação sobre os líderes religiosos


OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Perceber que o Brasil possui uma diversidade religiosa imensa que precisa ser conhecida para ser respeitada.
Compreender que não basta ser religioso, é preciso agir segundo a justiça.

CONCEITOS:
Diversidade das Práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
A questão religiosa no Brasil;
A questão religiosa em  Otacílio Costa;
Viver bem é continuar vivendo
Compromisso social nas tradições religiosa;
Agir segundo a justiça.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Como podemos melhorar o mundo em nossa volta?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematização: a cada dia que passa, ao ouvirmos o noticiário da tv ou rádio, ou ao abrirmos os jornais, encontramos algumas notícias duras, que nos mostram comportamentos humanos um pouco diferentes daqueles ensinados pela família , escola e religião. Então por quê existe  tanta violência no mundo?
  • Trazer jornal para selecionar notícias que promovam a vida e notícias que destroem a vida.
  • Trocar idéias e fazer um mural com os recortes. Fazer frases e distribuir pela escola “Respeitar é...”, “ Amar é ...”, “Viver bem é...”.
  • Solicitar aos educandos que façam uma pesquisa no seu livro sagrado de sua tradição religiosa, textos que contemplem o viver bem, ou que definam o que vem a ser viver bem.
  • Texto a diversidade religiosa no Brasil: ler e debater.
  • Saída a Campo: Agendar  com antecedência.  Pastor da Igreja Nazareno – Pastor da Assembléia de Deus- Padre da igreja Católica Pastor da Universal do Reino de Deus- Pastro da igreja Quadrangular – Testemunhas de Jeová , Espíritas e outros.
  • Estudar a questão religiosa em Otacílio Costa através de pesquisas e entrevistas, descobrir quais os compromissos sociais que as tradições religiosas de Otacílo Costa assumem junto aos seus fieis? E como é o diálogo com as demais tradições religiosas?
  • Fazer divulgação das entrevistas e pesquisas na rádio local . Agendar horário e um ou dois educandos farão a notícia.
  • Combinar para trazermos letras de músicas que nos apresentam uma visão otimista, mostrando que a vida ainda é bonita. Esse trabalho será realizado dois a dois  e deverão tocar a música CD ou tocar e cantar e dizer do que fala a letra.
  • Produzir em dupla uma notícia baseados em gravuras onde expressam atitudes solidárias.
  • Apresentar o noticiário para turma ( providenciar microfone)

AVALIAÇÕES:
Organização , produção e distribuição das frases e mural pela escola.
Pesquisa no livro sagrado
Respeito á diversidade de idéias durante as entrevistas e visitas de campo.
Apresentação das letras de músicas que apresentam uma visão otimista de mundo.
Produção da notícia e apresentação



7a  SÉRIE/ANO

OBJETIVO GERAL DA SÉRIE: Buscar interação com o meio através das expressões religiosas, como indivíduo em processo de construção de si e de uma sociedade pautada em valores de liberdade, solidariedade e religiosidade.

OBJETIVO DO 1º BIMESTRE: Favorecer a compreensão de como se forma uma comunidade, seus objetivos, suas práticas e crenças.

CONCEITOS: SER Humano – Diversidade das Práticas

CONTEÚDOS:
Mensagem de acolhimento do ano letivo
Objetivo da série
Viver juntos o sentido da vida
Cultura e religião: qual seu envolvimento;
Vida: Um valor nas tradições religiosas.

PROBLEMATIZAÇÃO:
É possível vivermos sozinhos?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Mensagem de acolhimento : As três perguntas.
  • Quem der a resposta mais semelhante ao texto ganha uma bala.
  • Dinâmica das três árvores e da árvore dos amigos: Os educandos devem desenhar quatro árvores, sendo que uma deve ficar maior que as outras. Devem fazer em separado umas 12 folhas, recortar e reservar. Devem dar a árvore maior o título: Árvore dos amigos e para as menores o título: O sonho das três árvores ( escrever no tronco de cada árvore se fosse uma árvore qual seria seu sonho).
  • Ler os textos e ir completando a dinâmica, fazendo reflexão e problematizando.
  • Registrar no caderno o texto: Viver juntos o sentido da vida.
  • Debater o texto .
  • Em dupla , um entrevista o outro:
  • -Qual seu objetivo na vida?
  • -Você participa de algum grupo religioso?
  • -Qual o objetivo de sua tradição religiosa?
  • - Qual o objetivo de sua família pra com você?
  • Fazer um acróstico com a palavra COMUNIDADE utilizando somente o texto estudado.
  • Ler e debater sobre o conceito:  Cultura e Religião.
  • Pesquisar cenas de novelas,  poemas , músicas, arte ou objetos que representem valores. culturais e religiosos.
  • Descrever a cena, trazer poema, música e  obra de arte ou objeto para juntos debater e faze exposição na escola.
  • Pedir para a 7ª da manhã, apresentar seu trabalho para a 7ª da tarde e vice versa.
  • Pedir para trazer uma meia fina e alpiste para confeccionar uma cabeça onde nascerá os cabelos. A idéia é trabalhar o desenvolvimento da vida, seus cuidados, visando chegar à idéia de que é necessário dar atenção a ela e cultivá-la..
  • Refletir sobre a relação entre as tradições religiosas e a defesa da vida.
  • Textos para estudo e debate : A vida é frágil  e Qualidade de vida.
  • Ver no data shwo o e-mail : imagens que chocam.
  • Convidar alguém da pastoral da criança realizado pela igreja Católica para falar do trabalho realizado junto as crianças de nosso município.
  • Convidar o pastor da igreja Universal do Reino de Deus para falar do projeto Fazenda Canaã.
  • Pesquisar na internet a vida ,seus estudos, projetos e ideais de Herbert de Souza, mais conhecido como Betinho.
  • Fazer uma lista do que, em nossa sociedade, atrapalha a qualidade de vida das pessoas. Ao lado, baseando-se nos ensinamentos de sua tradição religiosa sugira soluções para estas questões.
 AVALIAÇÕES:
Produção da arre dos amigos e o sonho das três árvores;
Produção do acróstico;
Pesquisa e apresentação;
Confecção da cabeça viva;


8a SÉRIE/ANO

OBJETIVO GERAL DA SÉRIE: Conhecer as tradições religiosas como orientadoras das crenças, normas e atitudes éticas dos fiéis.

OBJETIVO DO 1º BIMESTRE: Facilitar o conhecimento sobre a etimologia, o sentido da palavra religião e sua classificação,função e elementos constitutivos.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas

CONTEÚDOS:
O sentido da palavra religião;
Funções elementares da religião;
Classificação das religiões;
Elementos constitutivos da religião;
Religião e religiosidade;
A percepção da transcendência;

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual a diferença entre religião e religiosidade?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Mensagem de boas vindas  ao ano letivo de 2008: Lápis e Borracha na mão
  • Objetivo da série: registrado no caderno
  • Formas de avaliação negociada com os educandos
  • Dinâmica da colcha de retalhos : Fazer um debate e confeccionar uma colcha para fazer um painel ( Texto de Inês Boshuis)
  • Texto para estudo: Classificações das religiões e Funções elementares da religião
  • Problematização para aula seguinte: a religião sempre existiu?
  • Pesquisa do significado da palavra TRADIÇÃO e RELIGIÂO ( pedida com antecedência ao estudo dos textos)
  • -Sublinhar as palavras que são desconhecidas
  • -Listar as palavras no quadro
  • -Quem souber o significado das palavra listadas ajudará a professora na elucidação das dúvidas
  • Produzir dois a dois uma teia semânticas baseado nos textos estudados ( Bem colorida, cada palavra de uma cor para diferencias as ligações)
  • A dupla  que produzir de forma mais organizada, com maior número de palavras relacionada aos textos e apresentar a classe  receberá uma caixa de bis.
  • Pesquisa de nomes das pessoas da família que possuem sentido religioso, nome dos bairros ou ruas da cidade quem tem nome religioso.
  • Cada educando deverá escolher um desses nomes e pesquisar sua biografia e apresentar à turma em power paint no data shwou
  • Debate de diferença entre religião e religiosidade
  • Fazer paralelo da religiosidade de seus avós, pais e sua.
  • Construir um quadro comparativo
  • AVÓS – PAIS – VOCÊ :
  • -Quem é Deus? –
  • -Como você se comunica com ele e com que freqüência?
  • - Participar da sua comunidade de fé ( igreja ) é importante por quê?
  • Pedir antecipadamente aos educandos que tragam músicas, poemas, mensagens em power paint para ver ouvir e analisar como Deus é apresentado hoje.
  • Música para refletir: O vento ( Grupo Tradição), Deus é muito mais ( P. Zezinho) , Um de nós
  • Produção de um poema coletivo com o Título Deus é... – Publicar no jornal Correio Lageano.
  • Pesquisar os nomes dados à Deus pelas  tradições religiosas ao longo dos tempos.


AVALIAÇÕES:

Produção da colcha de retalhos ( será dado uma aula para execução, organização)
Destaque das palavra que são desconhecidas no texto ( envolvimento na elucidação das dúvidas)
 Produção da teia semântica
Pesquisa e apresentação  dos nomes dados a nomes de bairros ruas e pessoas com sentido religioso
Trabalho de pesquisa e apresentação em grupos : músicas, poemas e nomes dados a Deus nas diversas tradições religiosas.

 OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Possibilitar uma reflexão sobre a importância de uma retomada na busca do relacionamento com o transcendente.

CONCEITOS: Conhecimneto  Elaborado – Caminhos de Reintegração

CONTEÚDOS:
Família: educando na religião;
Crescendo assumindo compromissos;
Ritos de passagem ( adolescência)

PROBLEMATIZAÇÃO:
Adolescente ou aborrecente?
 O que é ato infracional ou indisciplina?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Iniciar a discussão apresentando os diversos modelos de família
  • Construir junto aos educandos o DNA Herança Genética, para aprofundar o conceito de tradição e valores religiosos. Perceber suas semelhanças diante as  características herdadas.
  • Dramatizar: uma família que dialoga, uma que é autoritária, a despreocupada, a tradicional e a moderna.
  • Passar no data show a mensagem Pais Maus, A Vida Transfere, e-mail que Choca
  • Ouvir a música família do grupo Titãs e refletir sobre a letra que retrata os costumes das famílias.
  • Qual o modelo de família mais indicado hoje?
  • Ler e debater o papel da família nas tradições religiosas
  • Montar em sala um mural com fotos das famílias dos educandos
  • Desafiar os educandos para juntos assumirmos algum compromisso. Será listado no quadro sugestões de compromissos exemplo: com a escola , com a comunidade, com a família.
  • Definir o conceito de adolescência e puberdade
  • Texto para estudo sobre rito de passagem para adolescência em algumas tradições religiosas.
  • Confeccionar um álbum de adolescente e trabalhar todas as etapas desde o significado de seu nome, quem escolheu...
  • Fazer uma devolução dos trabalhos para as famílias

AVALIAÇÕES:
 Produção do DNA herança genética e apresentação
Trabalho em grupo: tramatização
Envolvimento nos debates e respeito a fala dos colegas e explanação da professora
Produção do mural
Produção do álbum de adolescente com criatividade.

 OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Compreender que cada tradição religiosa possui suas características, gestos e palavras que dão sentido as suas práticas e as respostas à vida além da morte.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Conhecimento Revelado – Caminhos de Reintegração.

CONTEÚDOS:
Algumas características das religiões;
Lugares sagrados;
Gesto e palavra;
A vida após a vida;
Vida e morte nas tradições religiosas

PROBLEMATIZAÇÃO:
Qual o gesto que identifica sua tradição religiosa?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Registrar no caderno o texto: características das religiões
  • Ler e debater as características
  • Pesquisar na internet ou em revistas imagens dos lugares considerados sagrados para as religiões e por quê?
  • Encenar alguns  temas somente com gestos
  • Identificar juntos aos educandos quais os gestos mais usados nas celebrações religiosas
  • Quais as palavras proferidas durante as cerimônias religiosas e qual sua importância para os fiéis.
  • Pedir para que os educandos pesquisem o que é um EPITÁFIO?
  • Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
  • Distribuir textos em grupos sobre os rituais fúnebres de algumas tradições religiosas  e fazer apresentação.
  • Texto como as religiões explicam a vida após morte
  • Saída a campo pra pesquisar no cemitério municipal alguns epitáfios e o número de jovens mortos.
  • Socialização da pesquisa em classe  e se possível apresentar para um grupo de outra escola publicar no jornal Correio Lageano.
  • Combinar com a professora de ensino religioso de outra escola.

AVALIAÇÕES:
Resultado da pesquisa sobre os lugares sagrados
Apresentação dos rituais fúnebres
Envolvimento, organização e respeito na saída de campo
Socialização da pesquisa de campo será feita oralmente

 OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Conhecer como se organizam as religiões ocidentais e orientais. Perceber suas diferenças e seus valores.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado- Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas.

CONTEÚDOS:
Hinduísmo;
Budismo;
Cristianismo;
Islamismo;
Espiritismo;
Confucinismo;
Xintoísmo.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Posso respeitar o que não conheço?
Qual a diferença entre respeito e reverência?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Apresentação do texto em lâmina: Religiões ocidentais e orientais
  • Pesquisa trabalhada em duplas na  e na internet da escola sobre ou em livros trazidos pela professora:
  • Origem, fundador, festas, máximas, rituais, Deus, símbolo, lugar sagrado e livro sagrado das religiões
  • Apresentação da pesquisa em power paint ou em álbum seriado.


AVALIAÇÕES:
Organização durante as pesquisas;
Apresentação da pesquisa;
Apreciação das pesquisas dos colegas.
Apresentação da lista do que atrapalha  a qualidade de vida e a solução segundo sua tradição religiosa.

OBJETIVO DO 2º BIMESTRE: Compreender e analisar os ritos presentes na vida, seus valores, seus ensinamentos, suas semelhanças e diferenças para tradição religiosa.

CONCEITOS: Conhecimento Elaborado – Diversidade das Práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
Os ritos presentes na vida..
Nossa escala de valores
Gostar de si mesmo é legal
Alegria de conviver.

PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é rito?
AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematizar: O que é rito? Para que serve? Você já participou de algum?
  • Conversar sobre o ritual que fazemos todos os dias.
  • Ler e discutir os rituais religiosos.
  • Encenar alguns rituais religiosos:
  • - Batismo
  • - Casamento
  • - Morte
  • - Meditação
  • - Benzedura
  • - Confissão
  • - Advinhação
  • Promover um correio eletrônico com educandos de escolas de outras tradições religiosas e trocar informações sobre a importância dos ritos religiosos para os jovens.
  • Confeccionar um auto retrato:
  • Cabeça- duas idéias força que te motivam na vida
  • Boca – duas expressões ditas por você das quais você se arrependeu.
  • Olhos – duas cenas vistas por você que mais te impressionaram.
  • Coração – dois sentimentos fortes que alimenta aqui e agora.
  • Mãos – duas ações inesquecíveis realizadas por você.
  • Pés – dos objetivos que você deseja alcançar na vida.
  • Em plenário, cada educando apresta os valores percebidos na partilha dos membros.
  • Pedir com antecedência que tragam propagandas de alguns produtos que possuem valor.
  • Pedir que fação uma escala de 1 a 10 e por ordem de valor escreverem o que mais tem valor para eles.
  • Comparar com as propagandas se possuem os mesmos valores.
  • Fazer um folheto para distribuir na praça local  fazendo propaganda dos produtos de suas escalas de valores ( pedir patrocínio para a confecção dos folhetos) .
  • Problematizar; Voce se magoa e se irrita quando alguém desvaloriza sua experiência e seu modo de pensar?
  • Confeccionar um óculos de papel e usar durante a aula.
  • Leitura do texto: A luneta distorcida
  • Atividade  em duplas: A dupla deverá citar alguma situação que alguém tenha sofrido de ridicularização ou desprezo.
  • Um preconceito que tinha, em relação a alguém, e depois descobiu que estava cometendo uma injustiça.
  • O que você gostaria de mudar em você?
  • O que mais gosta em você?
  • O que você gostaria que as pessoas gostassem em você?
  • Ler, refletir e trabalhar em grupos o texto: Homem: as viagens de Carlos Drummond de Andrade.
  • Apresentar o texto em forma : slid , colagem , tramatização, fantoche, cartaz destacando as palavras chaves, desenhos, explicação e modelagem.

AVALIAÇÃO:
Apresentação da encenação ( envolvimento e responsabilidade para com o grupo);
Confecção do auto retrato e apresentação.;
Produção da escala dos valores  e dos folhetos;
Confecção dos óculos de papel e seu uso em sala;
Atividade em dupla;
Auto avaliação quanto as atividades realizadas no bimestre.


OBJETIVO DO 3º BIMESTRE: Possibilitar o conhecimento das tradições religiosas indígenas, afro-basileira e cristã  do Brasil e sua implicação no inconsciente coletivo.

CONCEITOS: Diversidade das Práticas- Conhecimento Elaborado -Caminhos de Reitegração

CONTEÚDOS:
Tradição Indígena;
Sincretismo afro-brasileiro;
Cristianismo no Brasil;
Religiosidade da região serrana.

PROBLEMATIZAÇÃO:
Sincretismo o que é isso?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Leitura e debate sobre o texto: O Mundo Religioso dos indígenas
  • Leitura do mitos indígenas:  A terra sem males e O Kuarup
  • Apresentar a mensagem em data show : A tua canção
  • Os educandos deverão apresentar em forma de fantoches um mito indígena ( produzir fantoches com o rolinho de papel higiênico)
  • Pedir antecipadamente que os educandos tragam o conceito de sincretismo para próxima aula.
  • Desmistificar preconceitos sobre Umbanda  e Candomblé;
  • Dinâmica do texto da Pipoca de Rubem Alves – ( alimento usado nos terreiros de candomblé)
  • Com antecedência providenciar os pacote de pipoca.
  • Refletir sobre a transformação que o milho passa para se tornar alimento.
  • Pesquisar  e visualizar na internet os principais orixás e sua funções.
  • Problematizar: Como surge e com quem surge o Cristianismo no Brasil?
  • Ver junto a turma quais as igrejas cristãs que os alunos fazem parte, em que se diferem e em que são semelhantes;
  • Convidar alguém das igrejas dos alunos para falar sobre a história de sua igreja.
  • Estudar sobre a formação da religiosidade serrana.( São João Maria, José Maria , messianismo) . Pedir auxílio ao professor de geografia e história.
  • Apresentar os estudos em seminários.

AVALIAÇÕES:
Pesquisa do conceito de sincretismo;
Confecção e apresentação dos mitos indígenas em forma de fantoches;
Resultado da pesquisa sobre os orixás;
Trabalho em dupla para estudo e apresentação sobre a religiosidade da região serrana.


OBJETIVO DO 4º BIMESTRE: Fazer paralelo entre alguns textos sagrados, pra perceber a dimensão humana e o sentido da vida além morte.

CONCEITOS: Conhecimento Revelado – Diversidade das Práticas – Ser Humano

CONTEÚDOS:
Textos sagrados;
Palavra, arma de amor;
Dimensão essencial da pessoa humana;
Como as religiões explicam a morte?

 PROBLEMATIZAÇÃO:
Existe vida na vida? Existe vida além morte?

AÇÕES E OPERAÇÕES:
  • Problematizar: O que é um texto? Como se produz um texto? Todos os textos são iguais? São escritos?
  • Nomear os textos sagrados conforme as tradições religiosas.
  • Diferenciar textos escritos de textos orais;
  • Trazer para a turma alguns textos sagrados: Bíblia evangélica e católica, Alcorão, Livro dos Espíritos, Evangelho segundo Allan Cardek e fragmentos de outros livros.
  • Dividir a turma em trios onde cada grupo fará um cartaz sobre um trecho dos livros sagrados estudados.
  • Passar o texto : Religiosidade: Dimensão da pessoa humana.
  • Ler,debater e propiciar aos educandos um momento de discusaão sobre o significado religioso e antropológico do Poema : Salvação
  • Fazer no caderno um quadro escrevendo três atividades que você pode realizar dentro das dimensões: Humano-afetiva , Intelectual e Espiritual;
  • Problematizar: Quando morremos o que acontece conosco? Existe vida após a morte?
  • Fazer levantamento junto a turma de quem já perdeu um ente querido?
  • O que sentiu e como a sua religião explica a morte.
  • Ouvir a música Epitáfio dos Titãs
  • Pesquisar como é feito os rituais fúnebres de algumas tradições religiosa e quais explicações são ensinadas aos seus fiéis sobre a morte.
  • Apresentar a pesquisa em power paint.

AVALIAÇÕES:

Avaliação descritiva sobre textos escritos e orais
Avaliação dos cartazes
Resultado das pesquisas sobre rituais fúnebres em power paint
Auto avaliação anual
Avaliação sobre as aulas de Em. Religioso e a didática da professora

 AVALIAÇÃO

            A avaliação do Ensino Religioso já é encaminhada no momento em que são estabelecidas as formas de atingir os objetivos. Pressupõe um caráter inclusivo onde o educando se aproxima ou não da experiência de aprendizagem. É processual e qualitativa tanto para o educando como para o educador e para  a escola, o que quer dizer que é a avaliação no processo e do processo ensino-apredizagem.

Instrumentos possíveis para efetivar a avaliação:

-          Observação sistemática (registro diário);
-          Análise das produções dos educandos;
-          Respeito e reverência pelas diferenças;
-          Responsabilidade nos trabalhos em grupos e individuais;
-          Caderno em dia e em ordem;
-          Avaliação escrita e
-          Auto avaliação.

CRONOLOGIA:
  
           A cada conceito abordado trabalharemos em média 2 aulas de 45 minutos. Sendo que se não for possível terminar o conteúdo e as atividades propostas podem-se prolongar até atingir ao objetivo determinado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGÁFICAS


ALVES, Rubem . Conversa com quem gosta de ensinar. São Paulo: Cortez, 1991.

BOF, Leonardo. Vida para além morte. 7 ed., Petrópolis: Vozes, 1982.

CABRAL, J. Religiões, seitas e heresias. 7 ed., Rio de Janeiro: Editora Gráfica Universal Ltda. 1992.

CATÃO, Francisco. Convivência e Liberdade. 5a , 6a , 7a e 8a séries. São Paulo: Paulinas,1997.

CARNIATO, Maria Inês. A religião no Brasil. 2 ed., 4a séirie. São Paulo; Paulinas,1992.

________ . A religião no mundo. 2 ed., 5a série. São Paulo: Paulinas, 1992.

________ . Expressão do sagrado na humanidade. 2 ed., 7a série. São Paulo: Paulinas, 1993.

________ . A religiosidade no mundo atual. 2 ed., 8a série. São Paulo: Paulinas. 1993.

________ . Nossa opção religiosa. 2 ed. , 8a série. São Paulo: Paulinas, 1993.

DIÁLOGO, Revista de Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 1998 á 2008.

FORUM NACINAL PERMANENTE DO ENSINO RELIGIOSO : Prarâmetros Curriculares Nacionais de Ensino Religioso. São Paulo: AM edições, 1997.

LOGEN,Mário Renato. Redescobrindo o universo religioso: v8.Petrópolis:Vozes,2001.

MORIN, Edgar. Os sete saberes necessários à educação do futuro. 2ed,. São Paulo: Cortez, 2000.

________ . Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar. Rio de Janeiro, 2000.

NARLOCH,RogérioFrancisco.Redescobrindoouniversoreligioso.v5.Petrópolis:Vozes,2001.

NAUROSKI,Everson Araújo. Redescobrindo o universo religioso.v7Petrópolis:Vozes,2001.

ROMANIO,Adilson Miguel. Redescobrindo o universo religioso.v6.Petrópolis:Vozes,2001.

SANTA CATARINA, Secretaria de Estado da Educação e do Desporto. Proposta Curricular de Santa Catarina: Ensino Fundamental: Disciplinas curriculares. Florianópolis: COGEN, 1998.

UNIVERSIDADE DO CONTESTADO. Curso de Ciência da Religião, Proposta de conteúdos para o ensino religioso na educação infantil e fundamental. Curitibanos: 1999.

2 comentários:

Nelma Izabel Capistrano Capistrano disse...

Gostei muito,completo,rico em temas necessários trabalhar nas escolas.Parabéns.Gostaria de ter uma copia para trabalhar alguns tópicos.

Nelma Izabel Capistrano Capistrano disse...

Gostei muito,completo,rico em temas necessários trabalhar nas escolas.Parabéns.Gostaria de ter uma copia para trabalhar alguns tópicos.

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