Justificativa
A Escola Cidadã busca a Educação que contemple o educando na sua totalidade. Desta forma, a escola necessita oferecer condições para que esse aluno tenha um desenvolvimento global e a Comunidade Escolar, precisa estar engajada de maneira que os espaços e tempos estejam organizados para receber esse aluno.
A escola deve existir tendo como fim único o educando. Apesar da divisão em segmentos, ela só é completa, quando encarada conjuntamente. Pais, funcionários, professores e alunos precisam estar juntos na busca de uma Educação humanizadora. A organização escolar necessita acontecer de forma que estes segmentos estejam em constante comunicação, para que não percam a visão do todo. Cada profissional deve, no seu cotidiano, buscar esta meta comum. Cada um, na sua função, não poderá desligar-se da visão global da escola, pois a Instituição Escolar é um sistema onde o conjunto das partes forma o todo, mas este é muito maior do que a soma de todas elas.
Nesse sentido, o coordenador de turno deve ser um membro que auxilia na comunicação entre os diversos segmentos da escola, organizando os espaços e tempos de forma a facilitar o processo de ensino e aprendizagem.
Objetivo Geral:
Buscar, através de diversos segmentos, a organização dos espaços e tempos da escola, com um olhar verdadeiramente pedagógico, procurando manter a comunicação entre toda a Comunidade Escolar.
Objetivos Específicos:
• Contemplar os espaços e tempos dos profissionais da Escola, tendo sempre como objetivo comum, o desenvolvimento global do educando;
• Organizar os movimentos da Escola, tendo em vista acontecimentos não previstos, de maneira que os alunos sejam o objetivo maior;
• Procurar manter a comunicação entre os diversos segmentos do ambiente escolar, de maneira que no cotidiano as atividades aconteçam de maneira planejada e engajada no processo educativo;
• Realizar intervenções junto às turmas, de maneira a trabalhar juntamente com os professores e gestores, possibilitando uma maior intervenção deste setor na sua área específica;
• Participar da organização das regras de convivência junto à Comunidade Escolar, construindo um ambiente propício ao processo de ensino-aprendizagem.
ATIVIDADES ESPECÍFICAS DO COORDENADOR DE TURNO
As atividades realizadas pelo Coordenador de Turno são organizadas em parceria com toda a Equipe Diretiva da Escola.
• Organizar entradas e saídas dos alunos e condução ao transporte escolar;
• Verificar se os alunos apresentam-se uniformizados;
• Verificar entradas tardias dos alunos e professores;
• Organização dos horários e espaços da Escola anualmente (horário dos alunos e professores, refeitório, biblioteca e outros, distribuição das turmas nas salas e no pátio em filas);
• Organização diária dos horários das turmas e professores garantindo o dia letivo das mesmas, inclusive substituindo o professor quando necessário;
• Acompanhamento dos alunos ao refeitório, no horário da merenda, buscando com que este espaço seja realmente parte da Escola e do trabalho pedagógico;
• Acompanhamento dos alunos no horário do recreio procurando junto com os monitores (PROJETO RECREIO) garantir um espaço lúdico e de integração;
• Atendimento aos alunos em caso de indisciplina, conflitos, questões de saúde e encaminhando ao Diretor quando necessário;
• Apoio ao professor em sala de aula em situações de organização e dificuldades com a turma e/ou aluno específico;
• Atendimento aos pais e encaminhamento aos setores necessários.